top of page

Projetos buscam utilização hídrica sustentável da Bacia do Rio Cuiabá



No dia 7 de maio, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou um evento híbrido com o objetivo de apresentar os projetos em desenvolvimento e implementação do Observatório do Saneamento Ambiental no Estado de Mato Grosso, além da elaboração dos Planos da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Paraguai. Durante o evento, foram apresentados dois projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contaram com recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público Estadual.

Esses projetos tiveram como objetivo fornecer dados atualizados sobre a disponibilidade hídrica, juntamente com planos de utilização sustentável, da Bacia Hidrográfica do Médio e Alto Rio Cuiabá. Além de abordar aspectos quantitativos, as pesquisas também incluíram análises qualitativas. Entre os resultados esperados, estão a elaboração de um planejamento participativo, a realização de um diagnóstico integrado, prognósticos, um sistema de informação e um manual operativo. A proposta é que os Planos da Bacia Hidrográfica do Médio e Alto Rio Cuiabá garantam o uso racional e sustentável das águas, preservando sua qualidade e quantidade para as gerações atuais e futuras. A iniciativa tem como objetivo compatibilizar a oferta e a demanda de água, garantindo disponibilidades hídricas em quantidade, qualidade e confiabilidade adequadas aos usuários.

Ao final do processo, os órgãos responsáveis pela gestão do Plano de Bacia terão subsídios suficientes para tomar decisões em relação a possíveis usos futuros da água que possam impactar as características físicas dos corpos hídricos, a ictiofauna, bem como a qualidade e disponibilidade de água para outras atividades que possam surgir.



 


68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page