top of page
Copy of marble__green_marble_dac0f5f6-a6ba-45f0-a3f2-b5e192408994-topaz-sharpen-enhance-4x

Área de abrangência

A área de abrangência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá coincide com a área da Unidade de Planejamento e Gerenciamento estadual P-4, em Mato Grosso. 

As Unidades de Planejamento e Gerenciamento (UPGs) são unidades de gestão de recursos hídricos em nível estadual, utilizadas para planejar e gerenciar a água em bacias hidrográficas específicas, sendo que cada estado define suas próprias UPGs. A UPG P-4 é uma das 7 unidades  integrantes da Região Hidrográfica Nacional do Paraguai, dentro do Estado de Mato Grosso.

 

 A área de abrangência do CBH Alto Rio Cuiabá compreende o total ou em parte os municípios de Primavera do Leste, Poconé, Diamantino, Santa Rita do Trivelato, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Nobres, Rosário Oeste, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Campo Verde e Santo Antônio do Leverger, conforme definido pela Resolução nº 005, de 18 de agosto de 2006

A UPG P-4 tem uma área total de 28.984 km², e abriga 11 sedes urbanas dos 18 municípios que a integram. Tem como limite superior o divisor de águas das bacias hidrográficas do Paraguai e Amazônica (UPG A-11 e A-12); à direita, pelo divisor da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia (UPG TA- 4), à esquerda, pela UPG P-3 (Alto Paraguai Superior); e inferior, pela UPG P-7 (Paraguai – Pantanal).​

A hidrografia principal da área é composta pelos rios: A hidrografia principal da área é composta pelos rios: Cuiabá, Aricá-Açu, Aricá-Mirim, Coxipó, Jangada, Manso, Quilombo, Casca, Roncador e Cuiabazinho.

Cachoeira Véu de Noiva, na unidade de conservação Parque Nacional Chapada dos Guimarães, em Chapada dos Guimarães - Mato Grosso.

bottom of page