top of page

Niesa e Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá promovem evento em comemoração ao Dia Internacional da Água



Nos dias 01, 08, 15 e 22 de março, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá (CBH Alto Rio Cuiabá) promovem o evento “Café com Saneamento” em celebração ao Dia Internacional da Água. Os encontros acontecerão presencialmente no Auditório da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, das 7h30 às 8h30, e serão transmitidos online pelo canal do NIESA.


A programação visa debater de maneira qualificada a complexidade do saneamento básico, proporcionando espaços de interação entre gestores públicos e privados, atores sociais, pesquisadores, estudantes e a sociedade civil, focando no planejamento da gestão dos recursos hídricos.


Durante cada encontro, serão apresentados projetos desenvolvidos pela equipe do NIESA, como o Plano de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá, o Sistema de Gestão e Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá e o Observatório do Saneamento de Mato Grosso.


Os organizadores têm como intuito compartilhar experiências e desafios relacionados aos quatro eixos do saneamento na perspectiva de desenvolvimento sustentável.


O evento destina-se a graduandos, pós-graduandos, técnicos da UFMT, representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), instituições de ensino e órgãos de classe. 


A participação é gratuita e confere certificado a cada encontro.


Se inscreva aqui


Veja a programação completa abaixo: 


Dia 01.03 


Tema: Panorama geral das políticas públicas de saneamento no estado de Mato Grosso e possíveis  melhorias para sua efetividade. 


Moderadora: Ildisneya Velasco Dambros  – Superintendente de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Agência Municipal de Regulação dos Serviços (ARSEC) e membra do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá.


Palestrantes:   

Eliana Beatriz  Rondon Lima  –  professora pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da UFMT e membra do Núcleo Interdisciplinar de Engenharia Ambiental (NIESA).


Fabíola Sampaio – advogada e pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA/UFMT). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial


Dia 08.03 


Tema: Os desafios do Prognóstico e Enquadramento dos Planos de Bacias Hidrográficas (PBHs) a partir da experiência dos técnicos envolvidos em suas elaborações, ressaltando a importância do planejamento. 


Moderadora: Profa. Ciliane Carla Sella de Almeida – advogada, mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pesquisadora independente do NIESA/UFMT.


Mesa: professor João Maciel; professor Dr Jhonatan Barbosa da Silva; professor Dr Peter Zeilhofer; professora Dra Luciana Sanches; engenheiro Viktor Antal Stringhini e geógrafo Renato Gatto de Morais.

 

Dia 15.03   


Tema: Relevância do Enquadramento nos Planos de Bacias Hidrográficas

Moderador: Luís Nochelli – superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)


Palestrantes: 

Daniel Izoton Santiago – especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desde 2010, atuando na Coordenação de Qualidade de Água e Enquadramento da Superintendência de Planejamento (CQUAL/SPR).


Carlos Ronei Bortoli – diretor da Profill Engenharia. Possui experiência em coordenação e elaboração de projetos voltados à gestão de recursos hídricos e planejamento regional, com atuação em todo o território nacional.


Dia 22.03 


Tema 1: Os fatores de sucesso dos Comitês de Bacia Hidrográfica baseados em evidências científicas


Moderadora: Suzan Lannes (CBH Alto Rio Cuiabá)


Palestrante: Hildelano Theodoro – Doutor em Políticas Públicas e gestão em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador associado ao NIESA/UFMT.


Tema 2: Projeto de  pesquisa multidisciplinar  sobre a cobrança pelo uso da água e os desafios de implementar este instrumento de gestão dos recursos hídricos. 


Moderadora: Profa Josita Priante – graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora associada ao NIESA/UFMT.


Palestrante:  Walter Correa Carvalho Junior – Engenheiro Sanitarista pela UFMT, Mestre em Gestão de Recursos Hídricos pelo IPH/UFRGS. 

8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page